As razões que levam as famílias a
adotarem essa modalidade de ensino são diversas, mas o meu motivo principal foi
a insatisfação com a instrução acadêmica.
Apesar dos métodos de ensino
adotados pelas escolas serem diferentes de escola para escola, a maioria delas
usam um método mais tradicional que mostra ser monótono e repetitivo. Meus
filhos frequentaram uma das melhores escolas de Fort Lauderdale, na Florida com
“A” ranking (detalhes sobre Gestão nasescolas dos estados unidos da america),mesmo assim o ensino não era implementado numa forma dinâmica. Além disso, os
professores não levavam em consideração as necessidades diferenciadas.
Os livros
didáticos usados nestas escolas apresentam passo a passo o que o professor tem
que ensinar e na maioria dos casos são seguidos meticulosamente, concentrando
altamente na homogeneização. Quando eu ajudei na escola dos meus filhos, eu
notei que os professores seguiam a mesma sequência didática de outros
professores de outras escolas. Há um mecanismo nas escolas que garante um
controle padronizado, desde o momento em que a professora chega na sala de
aula, as perguntas que devem ser feitas, até as atividades. Esse ritmo de aprendizagem se torna repetitivo
e os alunos perdem o interesse pelo aprender. Se a professora expandir no assunto com
mais atividades para que os alunos entendam melhor ou tenham um conhecimento
mais profundo, ela corre o risco de não cobrir todo o material necessário. Muitos
pais querem que seus filhos tenham oportunidades mais criativas e
envolvente e optam pela educação domiciliar. No ensino
domiciliar os pais têm controle total das atividades e dedica o tempo que for
necessário para cada matéria, resultando em uma qualidade de ensino superior as escolas públicas. Nessa modalidade de ensino os pais
acompanham os ritmos e estilo de aprendizagem individual, desenvolvendo um
currículo para situações específicas, implementando
formas dinâmicas de ensino e de necessidades diferenciadas. Também permite
uma atenção individualizada, a chance de poder estimular cada filho de
acordo com os seus talentos e interesses.
Pesquisas que justificam a opção pelo ensino
domiciliar
Muitos pais nos Estados Unidos optam for essa modalidade de ensino por
causa de segurança, drogas, bullying, doutrinação ideológica e pressão negativa dos
alunos.
Apesar que o ranking dos
Estados Unidos seja um dos melhores em relação a esses problemas, ainda assim é
um problema sério em todos os estados americanos.
Na pesquisa internacional
sobre o ensino e aprendizagem “Teaching and Learning Internacional Survey” feita
com professores de 32 países, se conclui que somente 67% do tempo em classe é
usado para cobrir o conteúdo. O restante do tempo é usado para acalmar os
alunos/colocar a classe em ordem (20%) e resolver problemas burocráticos como o controle de presença (13%.) A pesquisa coloca o Brasil no topo do ranking
por violência contra os professores e dados também mostram que 10% dos
estudantes são problemáticos. Apesar desses problemas não serem tão prevalente nos
Estados Unidos, eu escolhi não expor meus filhos a alunos com esse tipo de
comportamento.
A escola nunca foi a “única” opção
para a socialização e ter a liberdade de escolher outra modalidade escolar não
significa que os pais estão privando seus filhos de aprender questões fundamentais e valores fundamentais
como a diversidade, solidariedade e tolerância.
Para os detratores que são contra o
ensino domiciliar por acreditarem que somente nas escolas os alunos são expostos a diversidade, a
mesma pesquisa feita pelo “TLIS” mostra que eles estão expostos a um ambiente
de pouco respeito e tolerância.
O Brasil está em segundo lugar por vandalismo e roubo com 11,8%, lidera a pesquisa em Intimidação verbal entre alunos com 34,4% , ferimentos em briga de alunos com 6,7%, está em primeiro lugar em Intimidação verbal de professores 12,5%, e além disso o Brasil também tem o índice mais alto de uso e posse de drogas e/ou álcool (6,9%).
O Brasil está em segundo lugar por vandalismo e roubo com 11,8%, lidera a pesquisa em Intimidação verbal entre alunos com 34,4% , ferimentos em briga de alunos com 6,7%, está em primeiro lugar em Intimidação verbal de professores 12,5%, e além disso o Brasil também tem o índice mais alto de uso e posse de drogas e/ou álcool (6,9%).
Estes dados mostram que a escola não oferece um
aprendizado saudável, do exercício da tolerância, do convívio com o diferente e
a harmonia. A realidade é que a péssima socialização escolar é um dos maiores
motivos que os pais retiram os filhos da escola.
A constituição no Brasil diz que a
educação e um direito de todos, e é um dever do Estado
e da família. Então se a família tem melhores condições de educar seus filhos
do que o Estado, a lei não deveria obrigar os estudantes a obter uma educação
inferior.
Há diversas maneiras de realizar o ensino
domiciliar (figura 1) Essa modalidade de ensino não impede que os alunos tenham
aulas nas escolas ou em grupos. O ensino domiciliar não é um cárcere
domiciliar. Há várias opções de ensino e a maioria dos homeschoolers optam por
uma ou mais das opções abaixo. Estudos nos Estados Unidos mostram que
estudantes do ensino domiciliar são mais sociáveis do que os educados nas
escolas.
Essa liberdade de opção por uma modalidade de ensino sem violência e sem
drogas é permitido em 64 países, na qual a maioria desses países estão na
frente do Brasil nos índices do PISA e outros índices de desenvolvimento da
educação.
Expor nossos filhos a culturas diversas, sem a necessidade da influencia negativa das escolas deveria ser uma opção para todos. Eu me sinto privilegiada de viver em um país que me oferece o poder da escolha.
O Brasil, apresenta uma vasta diversidade cultural por conter uma população abundante e miscigenada e aprender sobre festas folclóricas, crenças, culinária, e o outras culturas podem ser abordadas de muitas maneiras, como nos grupos de apoio, através de livros, filmes, passeios ou viagens.
O ensino à distância é bem diferente do que é oferecido no Brasil. Esta modalidade é usada por alunos “avançados” do ensino fundamental e médio. As aulas são feitas na própria escola com o objetivo de permitir que os alunos avançam em algumas matérias sem a necessidade do resto da classe estar no mesmo nível. Também é usado por alunos que foram expulsos da escola por mau comportamento, ocorrências de rebeldia constante e desrespeito. Estes alunos são removidos da escola e são obrigados a estudar on-line por um período determinado pela escola.
Expor nossos filhos a culturas diversas, sem a necessidade da influencia negativa das escolas deveria ser uma opção para todos. Eu me sinto privilegiada de viver em um país que me oferece o poder da escolha.
O Brasil, apresenta uma vasta diversidade cultural por conter uma população abundante e miscigenada e aprender sobre festas folclóricas, crenças, culinária, e o outras culturas podem ser abordadas de muitas maneiras, como nos grupos de apoio, através de livros, filmes, passeios ou viagens.
Todos nós
estamos cientes que diante de tantos casos de bullying com fins trágicos, trabalhar a diversidade seja na escola ou em casa é
extremamente importante. Mesmo na
escola, alunos não estão expostas a todas as desigualdades e os professores
contam com materiais didáticos para abordar esses temas. Há escolas que servem a classes sociais específicas,
com um ensino regularizado e totalmente padronizado. Onde está a pluralidade?
Desigualdade Socieconomica nas escolas
Desigualdade Socieconomica nas escolas
Nas escolas públicas, por exemplo, não há
desigualdade socioeconômica. Os ricos frequentam escolas particulares e o
estudante de classe média ou baixa frequentam escolas públicas. Quanto a questão do racismo, o educador conta
as histórias de pessoas negras que tenham ganhado destaque mundial para
combater o preconceito racial. Literatura é usada para mostrar a crueldade da
escravidão. Porque isso não poderia ser feito no ensino domiciliar onde os
alunos são expostos a outros grupos de alunos, atendem classes fora de casa,
participam de escoteirismo ou outras atividades extracurriculares, e tem acesso
a matérias didáticos que abordam esses temas.
O
objetivo dessas pesquisas é de fornecer dados que possam ser utilizados para melhorar o ensino educacional do país. Os
Estados Unidos usam esses dados para adotar outras modalidades de ensino e
oferecer as famílias a liberdade da escolha. As modalidades como o ensino
domiciliar, Charter School, Magnet School, e online school são
opções que todo o cidadão americano tem, além das escolas públicas ou privadas.O ensino à distância é bem diferente do que é oferecido no Brasil. Esta modalidade é usada por alunos “avançados” do ensino fundamental e médio. As aulas são feitas na própria escola com o objetivo de permitir que os alunos avançam em algumas matérias sem a necessidade do resto da classe estar no mesmo nível. Também é usado por alunos que foram expulsos da escola por mau comportamento, ocorrências de rebeldia constante e desrespeito. Estes alunos são removidos da escola e são obrigados a estudar on-line por um período determinado pela escola.
“Every parent should have
the right to expect that their children will be provided with an orderly
and nurturing school environment, free of disorderly students.”
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