Método de Ensino

Quais são as linhas pedagógicas adotadas pelos pais do ensino domiciliar? O foco principal é adotar métodos de ensino que fazem com que a criança se entusiasme com o aprender, tendo como objetivo maior ensinar a mesma a pensar e a resolver problemas. O ensino focado no excesso de conteúdo, no qual o professor expõe conceitos para todos ao mesmo tempo fazendo com que os estudantes decorem materiais para passarem nas provas, não é um método utilizado por “homeschoolers”. Nós buscamos um método de qualidade de ensino personalizado, sem pressa ou tempo determinado para cumprir o programa, respeitando os interesses e estilo de aprendizagem de cada um dos nossos filhos. 

Estilo de Aprendizagem
Meu filho mais novo dava preferência ao estilo de aprendizagem visual, já a preferência do meu filho mais velho era o estilo auditivo/ verbal. Apesar de me concentrar no estilo de aprendizagem que favorecia meus filhos, eu também usei outros estilos de aprendizagens.


Aplicação  da Ciência e  Matemática na indústria
Como meu marido e eu, uma grande parte dos pais no ensino domiciliar tem ampla qualificação no ambiente corporativo e sabem como a Ciência e a Matemática são aplicadas na indústria em geral. E quando os alunos perguntarem “Quando eu usaria isso?”, eles poderão trazer sua expertise para o conteúdo estudado. Em contraste, muitos professores não dominam o assunto que ensinam. Já faz alguns anos que terminei o ensino domiciliar, mas meu filho que está no último ano de engenharia ainda pergunta se o que ele está aprendendo tem aplicação na indústria eletrônica. Infelizmente, mesmo os professores universitários não ligam a teoria com a prática. Um professor universitário trabalhou comigo na Motorola por 6 meses para conectar a teoria com a prática e passar essa informação para estudantes universitários na sala de aula.

A Solução para uma educação melhor

O ensino domiciliar foi a solução que me permitiu a desenvolver um plano educacional que favorecesse os estilos de aprendizagem de cada um dos meus filhos. Cidadania e ética fizeram parte do currículo. Nós focamos em criar um ambiente que estimulasse o respeito à diversidade, atuando na formação de cidadãos mais respeitosos e com espírito de coletividade. O ensino domiciliar não é somente feito em casa, mas também através de grupo de estudos, viagens e passeios com grupos de estudantes do ensino domiciliar. Meus filhos desempenham um papel construtivo na comunidade participando de serviço comunitário, com mais de 300 horas anuais. O ensino domiciliar permite potencializar os talentos de cada criança com atividades que estimulem a autonomia e exercita a comunicação, envolvendo o estudante no planejamento de projetos, viagens e pesquisas, para que os estudantes desempenhem a iniciativa e a liberdade de escolha.
Quando o meu filho mais novo se comportava mau, eu guiava minha atenção total ao meu filho mais velho e o elogiava por bom comportamento. O mais novo observando que a atenção não estava voltada a ele, decidiu copiar o comportamento do irmão.
O erro dos professores é de se concentrar nos estudantes indisciplinados, pois “atenção” é exatamente o que eles querem.  Esses alunos absorvem 20% do tempo de professores diariamente, de acordo com a pesquisa internacional sobre o ensino e aprendizagem “Teaching and Learning Internacional Survey”.
A atenção do professor deve ser voltada a todos os estudantes, mas principalmente àqueles que avançam rapidamente e tem bom comportamento.

Linhas pedagógicas mais usadas nas escolas
Os pais do ensino domiciliar aplicam uma combinação de duas ou mais linhas pedagógicas. O importante é buscar o equilíbrio, utilizando o melhor de cada método.

Tradicional - O professor transmite o conhecimento e a ênfase está no conteúdo. Há uma rigidez quanto a normas e conduta disciplinar.
Como o ensino das disciplinas é feito de forma uniformizada e o objetivo das provas é mensurar quanto do conhecimento transmitido foi memorizado. Este método não é normalmente utilizado pelo ensino domiciliar.  

Construtivista 
Esse método ou concepção de ensino, valoriza os conhecimentos anteriores do aluno e organiza a aprendizagem de acordo com as etapas do desenvolvimento.  Já o Sociointeracionista põe mais ênfase no sociocultural do aluno e as atividades são dadas em grupo. Este conceito foi ampliado por Emilia Ferrero. Ela acredita que tendo o material necessário, a criança tem a capacidade de se alfabetizar sozinha se o professor atuar como mediador. 

Eu acredito que esse conceito expande em outras áreas e se os pais fornecerem o material necessário para qualquer atividade, a criança e capaz de aprender sozinha adquirindo autonomia. No ensino domiciliar, os pais acompanham a curiosidade da criança com temas que interessam a eles e o currículo se torna flexível. Isso era uma ideia de Piaget.

Waldorf (Antroposófica) – Eu conheci algumas famílias do ensino domiciliar que adotaram esse método. A concentração é no desenvolvimento físico, social e emocional de cada aluno.  Além do ensino acadêmico, música e artes plásticas são introduzidas. As atividades diárias do aluno envolvem habilidades sociais com o objetivo de formar um adulto equilibrado e seguro.

Eu, particularmente, não acredito neste método por existir uma preocupação muito grande de que a criança não pule etapas do seu desenvolvimento e que não seja alfabetizada antes dos sete anos de idade. Meu filho mais novo mostrou muito interesse em aprender a ler com 4 anos. Aos 5 anos já lia livros sozinho. Com 6 anos, ele leu toda a série do Harry Potter.
Montessoriano - O professor é somente um guia que assiste as crianças nas dificuldades.
Este método busca desenvolver o senso de responsabilidade da criança pelo próprio aprendizado. O ensino   enfatiza a concentração individual, estimula a manipulação de objetos.
Nas escolas montessorianas na Florida os alunos mais velhos ensinam os mais novos.
Eu acredito que os beneficiários deste método são as crianças mais novas e o aprendizado dos mais velhos se mantem estagnado. Obviamente, a melhor maneira de saber se a criança aprendeu o material e pedir que ela explique o que aprendeu, mas tendo que fazer isso ano após ano não traz grande beneficio ao estudante mais velho. 

Freireano  (Paulo Freire) – Eu acredito neste método pois ele valoriza e estimula  o diálogo. O aluno informa ao educador qual é a melhor maneira de ajudá-lo a aprender, fazendo com que o aluno tenha um papel de extrema importância na sua própria educação.

Logosófico -
Promove o conhecimento de si mesmo e o domínio de como pensar, aprender e ensinar. A pedagogia é baseada no conhecimento e no afeto. Ajuda o estudante a compreender os objetivos da vida, e se sentir motivado e mais consciente de seus atos.

Uma combinação de um ou mais aspectos desses métodos ao mesmo tempo é a melhor opção de ensino.  Os pais, melhores do que ninguém, são os mais qualificados para entender qual é a linha pedagógica que se adapta melhor às necessidades do seu filho em cada etapa de sua formação.  

 As linhas pedagógicas “Comportamentalista e Democrática” não são usadas nos Estados Unidos, mas as definições são esclarecidas abaixo.

Comportamentalista:O objetivo é moldar o aluno conforme as necessidades sociais para que eles adquiram comportamentos desejados. O ensino é planejado com materiais didáticos controlados.  

Democrática: Esse método oferece liberdade aos alunos de escolher a maneira como aprenderão os conteúdos necessários. Cumprimento de carga horária não é necessário e a avaliação é feita por meio de trabalhos.


No comments:

Post a Comment