Universidades americanas



É importante entender todos os pré-requisitos necessários para ser competitivo ao entrar em uma boa universidade americana, independentemente de o aluno ser estudante do ensino domiciliar ou estudante de uma escola pública ou particular.

Há vários motivos pelos quais estudantes do Brasil e de outros países escolhem os Estados Unidos para cursar o ensino superior. O mercado de trabalho precisa de indivíduos com bom inglês e a melhor maneira de aprender uma língua é convivendo diariamente com quem é nativo na língua. Estudar nos Estados Unidos é uma grande oportunidade de adquirir vocabulário e fluência. Também, de acordo com Qs World Top University Ranking, metade das dez melhores universidade do mundo estão nos Estados Unidos (MIT, Stanford, Harvard, Caltech e University de Chicago).

Ensino fundamental
Nos Estados Unidos, não há requisitos especíificos que um estudante do ensino domiciliar precisa seguir para o ensino fundamental. Muitas famílias seguem o parâmetros curriculares comuns das escolas para garantir sequência de estudo e garantir que os estudantes estejam preparados para o teste anual mandatório pelos Estados americanos.   

Ensino médio
Escolas públicas e privadas têm os mesmos requisitos para a graduação, pois as exigências são feitas pelas universidades. Embora não haja requisitos para homeschoolers, eles tendem a seguir as mesmas exigências das escolas públicas. Alunos da escola pública têm a opção de se formar com 18 créditos. Por outro lado, se o estudante tem intenção de fazer uma  faculdade, o aluno deve obter entre 24 a 28 créditos.  





Cada aula do ensino médio vale 1 crédito. O aluno tem que receber entre 5 a 7 créditos por ano e estudar 180 horas. Se o aluno preencher todos os pré-requisitos, ele pode se formar com qualquer idade. Contanto que o aluno esteja preparado academicamente, as universidades americanas não impõem regras quanto à idade do estudante. Meus filhos entraram na faculdade com 14 anos de idade.

Embora a língua estrangeira não seja obrigatória para se formar, é uma exigência para admissão em algumas universidades.
Além do histórico acadêmico, as universidades americanas levam em consideração uma série de outros fatores. Apesar de o processo seletivo ser rigoroso para ser aceito em uma instituição de ensino norte-americana, isso não é impossível.
Como as universidades dão muita importância para atividades extracurriculares e serviços voluntários, o estudante tem que começar essas atividades no primeiro ano do ensino médio.

Veja tudo que é necessário para entrar em uma universidade americana
Atividades extracurriculares, trabalho voluntário, teste SAT ou ACT, SAT II, redação, certificado TOEFL, cartas de recomendação, entrevista, atestados de vacinação, personal statement e currículum vitae. Outros documentos: cópia do certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar, declaração do imposto de renda, extratos bancários ou extrato da poupança e cópia do passaporte.

Atividades extracurriculares
Atividades extracurriculares mostram aspectos da personalidade do aluno que não são visíveis no histórico escolar. 
São uma maneira de a admissão conhecer as qualidades “intangíveis” do estudante e verificar se ele tem habilidades de liderança.
Muitas universidades gostam de estudantes que se destacam fora do ambiente acadêmico.  Qualquer atividade relacionada a clubes (grupos de debates, idiomas, artes, teatro, cinema, Ciências, Matemática, Literatura, História, linguagem, olimpíadas de Matemática, escultura ou fotografia) e esportes.

Trabalho voluntário
Qualquer trabalho na comunidade relacionado a hospitais, instituições religiosas, idosos, crianças necessitadas, animais ou meio ambiente.
Há muitas oportunidades de trabalhos humanitários no Brasil com comunidades carentes. Os lugares onde os trabalhos humanitários foram executados devem emitir certificados de participação. 


SAT/ ACT

Todas as universidades exigem o teste de aptidão escolar (SAT ou o ACT). O SAT é o teste mais comum, que comprova o conhecimento das disciplinas lecionadas nos ensinos fundamental e médio. Esse teste avalia aptidões de raciocínio em matemática, interpretação de texto e habilidade de escrever uma composição em inglês.

A composição é opcional para o teste ACT, que é composto por quatro seções: interpretação de texto, inglês, matemática e entendimento científico
Uma nota alta no SAT não é garantia de entrar em uma universidade.


SAT II e PERT
Além dos testes SAT ou ACT, algumas universidades exigem o SAT II. Esse teste é usado para avaliar o conhecimento em áreas específicas. A maioria das universidades não exige esse teste para estudantes americanos, com exceção de homeschoolers, já que a maioria dos homeschoolers não tem um diploma do ensino médio, o SAT II é a única maneira de medir o conhecimento de Matemática, Ciência e Inglês. 
Também há outros testes, como o PERT, que avaliam o conhecimento dos estudantes em Matemática e são usados para colocação no nível de Matemática apropriado para cada estudante.
As universidades americanas oferecem cursos de remediação. Explicarei sobre esse assunto mais tarde.

TOEFL
É um teste usado para medir a proficiência em inglês e somente exigido para estrangeiros para demonstrar um nível de fluência no idioma (compreensão auditiva, leitura, escrita e fala da língua inglesa). Muitas universidades exigem uma nota acima de 100 (a máxima é 120). 

Redação/personal statement
Essa redação é a chance de demonstrar seu interesse pela universidade e pela área de estudo desejada, suas atividades curriculares e extracurriculares. Alunos americanos viajam para fora do país para obter experiências em serviço comunitário. Muitos são voluntários em hospitais, hospitais veterinários ou bancos. Meu filho foi voluntário para três médicos e para o hospital Holy Cross.   Se o aluno teve um ano eletivo difícil que afetou suas notas, essa é a hora de explicar as dificuldades e como ele as superou.

Como você explica que a nota baixa de uma matéria não representa quem você é ou o seu potencial?
Seja o motivo doença ou divórcio, sua declaração pessoal é uma ótima forma de explicar quaisquer deficiências ou pontos fracos em seu aplicativo.  As universidades dão muito valor a esforço e melhora no desempenho.

Cartas de referência
É muito importante que os estudantes tenham um relacionamento com os professores e que estes conheçam bem o aluno. A carta tem que conter relatos sobre o relacionamento do estudante com os colegas, sua participação na sala de aula, projeto feito pelo aluno fora da sala de aula e suas habilidades.  As universidades recomendam três cartas de recomendação e duas delas t
êm que ser dos professores do ensino médio. Uma das cartas pode ser redigida por empregadores ou antigos professores. É recomendável que o professor tenha uma cópia do currículum vitae do estudante e uma cópia do histórico escolar.
Entrevistas
Os comitês de admissão das universidades não dizem exatamente quanto as entrevistas contam para a decisão final, mas uma ótima entrevista pode lhe dar uma vantagem competitiva em relação a outro candidato com credenciais semelhantes.

As entrevistas são mandatórias? Sim, mas não para todas as universidades. Todas as universidades da Ivy League, independentemente da entrevista ser mandatória ou opcional, usam-na  para avaliar o estudante.

Recomendam a entrevista: Darthmouth, Princeton e Yale

Entrevista é obrigatória: Brown, Columbia, Harvard, University of Pennsylvania

A Cornell é a única universidade da Ivy League que não usa a entrevista como parte da avaliação do estudante e usa-a para que o estudante conheça a universidade. A entrevista é recomendada para o curso de Arte e mandatória para o curso de Arquitetura e Administração de  Hotéis.

*Ivy league schools: as escolas da Ivy  League são vistas como as mais prestigiadas e estão classificadas entre as melhores universidades do planeta. O grupo é formado pelas oito universidades mais desejadas do mundo: Harvard, Yale, Princeton, Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth e Universidade da Pensilvânia.

As entrevistas são realizadas entre outubro e fevereiro e podem ser feitas por Skype ou por telefone. Uma percentagem pequena de alunos é convidada para uma entrevista. As entrevistas feitas no meio de outubro são para estudantes que preencheram a aplicação cedo.

Carteira de vacinação e seguro de saúde
Algumas universidades exigem que o estudante tenha um seguro de saúde e prova de vacinação. Consulte a universidade para verificar as vacinas necessárias. Eu fiquei surpresa quando o meu filho foi para a Harvard e eles não só exigiram as vacinas normais requeridas por escolas, , mas também a vacina contra HPV (vírus do papiloma humano).

Em quantas universidades eu devo me inscrever?
Há centenas de universidades prestigiosas nos Estados Unidos e é claro que uma boa universidade vai facilitar uma carreira com possíveis empregadores. Os alunos americanos normalmente se inscrevem em umas oito universidades, algumas universidades da Ivy league e outras estaduais (mais fáceis de entrar). Claro que uma pesquisa deve ser feita para avaliar se as notas recomendadas pela universidade e os outros requerimentos combinam com o seu perfil.

Pesquise o número de estudantes estrangeiros que cada universidade aceita antes de colocá-las na sua lista. A universidade do Texas, por exemplo, aceita um número muito pequeno de estudantes de outros Estados americanos, então a maioria dos estudantes americanos nem tentam.

Bolsas de estudo
Há dois tipos de bolsa de estudo oferecidas pelas universidades americanas: por mérito ou por necessidade. Como este tópico e muito extenso, escreverei sobre esse assunto mais tarde.

Comprovantes financeiros
Extratos bancários ou extrato da poupança originais serão necessários para comprovar a sua situação financeira e que você será capaz de bancar os estudos, moradia, alimentação e transporte. O consulado também quer que você demonstre condição financeira para viver no exterior. Bolsa de estudo pode ser usada para provar assistência financeira.

Carta de admissão
Caso aceito, o estudante receberá uma carta de admissão indicando a data da matrícula. Essa carta irá providenciar documentos oficiais para o consulado americano que comprovam o seu vínculo acadêmico com a instituição necessária   para o visto de estudante. O Formulário I-20 é necessário para o visto de estudante F-1.

Diferença entre community college e universidade
Não confunda faculdade comunitária (community college) com colleges. Qual é a diferença?
Universidades oferecem cursos de ensino superior, mestrado e doutorado. Uma universidade engloba vários colleges (faculdades). Esses colleges são instituições menores situados em uma universidade.  Faculdade de Artes, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Jornalismo, Faculdade de Arquitetura, Faculdade de Enfermagem são alguns exemplos.
Também  há faculdades que só oferece um curso (Nursing ollege= faculdade de Enfermagem).

Community college
Essas faculades oferecem cursos de dois anos e o aluno adquire 60 créditos. Os alunos recebem um diploma chamado Associate degree e os créditos podem ser transferidos para uma universidade. Essas aulas dos dois primeiro anos são obrigatórias para qualquer curso e abrangem as áreas de Comunicação Escrita/ Redação, Matemática, Ciências, Sociedade e Comportamento, Ciência Global e Humanidade. Detalhes sobre créditos e as matérias: veja link.

Esse tipo de diploma não existe no Brasil, mas se os créditos forem transferidos para uma universidade, o diploma do bacharelado seria da universidade e não do community college. Esses colleges têm um processo seletivo menos rigoroso e o custo é bem razoável. A transferência de 100% dos créditos é garantida para universidades do Estado, mas universidades particulares não são obrigadas a aceitar todos os créditos. São uma ótima opção para aqueles alunos que não têm condição financeira para estudar em uma universidade, ou aqueles que nãtênotas muito boas.

Normalmente, os estudantes não vivem na faculdade. O estudante pode fazer uma matéria e trabalhar o restante do dia.  

Tanto no college como na universidade, o aluno deve assistir a aulas de matérias diversas. Mesmo que o estudante queira ser engenheiro, ele terá que fazer aulas de Artes, Música, Religião, Geografia, Redação ou Educação física. 

Valor dos estudos nos Estados Unidos
Os preços variam dependendo se a universidade é pública ou particular. O community college é mais razoável e as universidades particulares, mais caras. O benefício das escolas estaduais é que o preço é  menor para aqueles que vivem no Estado. Os preços são de acordo com o fato de se o estudante vive no Estado ou fora dele, ou se é um estudante internacional.

In-State: quando um estudante se inscreve em uma universidade local. O custo é mais baixo.
Out-State: quando um aluno faz o ensino médio em um estado e vai fazer o ensino superior fora do estado.

Internacional: estudantes internacionais que não possuem o Green Card pagam como intenational students. Apesar de o estudante internacional ter que pagar mais do que os americanos, algumas universidades oferecem um sistema de pagamento que pode diminuir o custo.

Os estudantes americanos pagam por crédito, mas para diminuir os custos dos estudantes internacionais algumas faculdades oferecem o pagamento banded tuition. Eles pagam uma taxa de matrícula única para um determinado número de créditos (entre 12 e 18 créditos por semestre).  A Perdue University participa desse método de pagamento.

Algumas universidades particulares dão descontos para estudantes do mesmo Estado, mas a maioria não diferencia o preço.
A Veja mostra os preços de cinco universidades americanas (moradia, alimentação e livros).

Como é a vida do aluno na faculdade?
A maioria dos alunos mora na própria faculdade, com exceção dos que vão para o community college. Os dormitórios são individuais ou duplos. Alguns moram em apartamentos fora do campus.
Algumas universidades exigem que o estudante compre as refeições no primeiro ano. Elas oferecem várias opções de cardápios nos refeitórios.

Algumas diferenças em comparação  com o ensino superior do Brasil
Cursos de Medicina, Direito, Veterinária, e Odontologia são feitos depois de obter um 
bacharelado. Para o curso de Medicina, o aluno pode cursar Biologia, ,Neurociências, 
Química  ou qualquer outro curso. É recomendável que o estudante faça algo na área 
das Ciências porque isso facilita obter os pré-requisitos que são mandatórios para entrar 
na escola de Medicina. Também, o estudante terá que fazer um teste MCAT que é muito
 difícil e os estudantes são testados em Biologia, Química, Química Orgânica, Bioquímica, 
Física e Inglês.


Apesar de não haver uma fórmula mágica para aprovação, qualquer aluno que tem as experiências acima tem a possibilidade de entrar em uma universidade americana. É importante saber que você concorrerá com jovens que vêm se preparando desde o primeiro ano do ensino médio.


2 comments:

  1. This is great information! Thanks. We are many years from this but a gem of info

    ReplyDelete
    Replies
    1. Thanks. I am so glad to help. Most homeschoolers are not aware of this great opportunity.

      Delete