Opções de ensino

Há diversas maneiras de realizar o ensino domiciliar 
  •    Usar um currículo já montado por empresas que têm especificamente os homeschoolers como alvo. Estudantes nos Estados Unidos têm muitas opções, mas os estudantes no Brasil podem usar o meu método "O que o estudante deve aprenderusando a Base ou Sunshine State Standard. A Base Nacional Comum Curricular define os objetivos principais de cada matéria. O benefício em seguir parâmetros curriculares comuns das escolas garante sequência de estudo.
  • Matricular seus filhos em instituições que oferecem educação a distância, com professores certificados. As opções nos Estados Unidos são tantas que é impossível fazer uma lista. Vou me concentrar nas escolas que ajudariam os estudantes no Brasil que estão interessados em uma educação americana.
 Clonlara School: as aulas são em inglês, mas  oferecem suporte e acompanhamento no processo de ensino. Mais informação abaixo.
  • Optar por uma abordagem menos estruturada, criando seu próprio currículo e assumindo todas as tarefas instrucionais. Esse método requer mais tempo dos pais. Eu criei parte do nosso currículo, mas segui os objetivos principais do Sunshine State Standard. O mesmo pode ser feito usando a Base no Brasil.
  • Contratar professores que ensinam habilidades específicas, como Biologia, Química, língua estrangeira; ou um instrumento musical. Esso método seria muito fácil de ser implementado no Brasil.
  • Parte dos estudos pode ser feita em casa e parte das matérias em escolas ou universidades locais. Eu não acredito se essa opção é  possível no Brasil, porque as universidades não oferecem os mesmos programas que são oferecidos nos Estados Unidos. Nesse país, estudantes do ensino médio podem frequentar a universidade em meio período. Essas matérias serão transferidas para a universidade.
  • Famílias se reúnem, selecionam um roteiro de estudos, escolhem o material didático e o grupo estuda junto. Normalmente os professores são os próprios pais,  já  formados em Matemática, Geografia ou História. Outros são profissionais como engenheiros, arquitetos ou médicos. Essa opção poderia ser implementada no Brasil facilmente.


CLONLARA SCHOOL  

"A Clonlara School é uma escola particular americana sediada em Ann Arbor,  Michigan, EUA, que não está no território brasileiro. Assim, o documento de inscrição emitido pela Clonlara School certifica que o aluno frequenta uma escola privada americana com sede no estado do Michigan, EUA.  
A Clonlara School tem orgulho de estar acreditada pelas seguintes organizações: 
- Acreditação Internacional (Accreditation International - AI)  
- Associação das Faculdades e Escolas dos Estados Centrais dos EUA (Middle States Association ofColleges and Schools - MSA-CESS), como visível aqui
- e o Conselho Nacional para Acreditação de Escolas Privadas (National Council for Private School Accreditation- NCPSA), como patente aqui.  
Com o seu Programa Off Campus, apoia famílias por todo o mundo, possibilitando flexibilidade e liberdade para criar o seu próprio plano educativo com base nos interesses, necessidades e objetivos dos seus filhos.  
A Clonlara School oferece orientação educacional, que lhe permite ter acompanhamento especializado independentemente do local onde se encontra e registra o percurso pedagógico por meio de documentação escolar americana.  

Vídeo de apresentação: Clonlara School - Apresentação(em https://youtu.be/o4qqghQnybU
 
PROGRAMA OFF CAMPUS BRASILEIRO – CLONLARA SCHOOL 
Acolhemos famílias de diferentes filosofias de vida e educacionais, por todo o mundo. 
Na Clonlara School acreditamos que a escola e família devem capacitar e encorajar os estudantes a participarem intencional e ativamente na sua própria educação e que a aprendizagem emerge, principalmente, a partir da curiosidade e das competências ou motivações naturais para aprender.    
Assim, não ministramos aulas à distância, mas sim suporte e acompanhamento no processo de ensino. No entanto, esse processo implica registrar todas as aprendizagens que o estudante terá onde quer que esteja, dar suporte aos pais no processo de aprendizagem, ajudar a identificar os interesses  para potencializar habilidades, sugerir os mais variados recursos, ajudar na elaboração de um plano pedagógico com a família, sempre com o foco no estudante e na sua realidade.   
A Clonlara School também não fornece nem trabalha com materiais didáticos pré-estabelecidos, porque não funciona de uma maneira padrão para todas as crianças. Ajudamos a família a encontrar a melhor maneira de aprender e materiais interessantes que apelem a cada criança. Assim, cada família tem a liberdade de investir no material didático e pedagógico que desejar. Há famílias que investem em viagens, outras em livros didáticos, outras em livros clássicos, outras em materiais manipulativos e de construção, outras em cursos extracurriculares, outras que não investem nenhum recurso financeiro em material específico e que usam objetos do espaço familiar e oportunidades do cotidiano para aprender, outras, que misturam um pouco de cada coisa...  

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL  
A Orientação Educacional é realizada por Advising Teams/Equipas de Advisors. Todos são brasileiros e a Língua Portuguesa é a usada durante toda a Orientação. 
A Advising Team está disponível via telefone, whatsapp, e-mail e Skype.  

A Clonlara School reconhece que cada pessoa é única, com capacidades e interesses diversos e que influenciam como o estudante adquire melhor conhecimento, conceitos e competências ao longo do seu percurso educativo.  Assim, o método de ensino é definido pela família e a Advising Team irá apoiar e ajudar a família a alcançar os seus objetivos.   
No início, o acompanhamento poderá ser mais intensivo, mas ao ganhar autonomia e confiança, o aluno conseguirá ser mais autônomo.  
Quando se deseja conhecer mais sobre um tema, sugerimos o modelo do Círculo Completo de Aprendizagem (CCA), que tem semelhanças com a metodologia de projeto, pois proporciona às famílias uma espécie de roteiro, criando uma oportunidade única de reconhecer e desenvolver o aluno de forma integral.   
Pode ler mais sobre essa poderosa ferramenta de aprendizagem em http://www.clonlara.pt/a-nossa-abordagem/circulo-completo-de-aprendizagem/ou ver um vídeo com a explicação emhttps://youtu.be/JCjAXZBH3f4   

HIGH SCHOOL  
O Ensino Secundário Norte Americano (High School – a partir do 9º ano) funciona pelo sistema de créditos. As unidades de crédito Carnegie (180 horas = 1 crédito) são a base para os créditos da Clonlara. Conjuntamente com os requisitos de créditos nas áreas acadêmicas, os estudantes da Clonlara submetem uma lista de leitura e realizam um mínimo de 180 horas de trabalho voluntário na comunidade. Os estudantes que terminam o secundário entregam um portfólio das suas experiências e trabalhos e têm que completar com sucesso um exame no último ano. 
 
Verifique os requisitos académicos da Clonlara School em http://www.clonlara.pt/wp-content/uploads/2017/08/requisitos_academicos.pdf  

GRADUAÇÃO E ACESSO A UNIVERSIDADE 
Os alunos da Clonlara School aprendem a criar e a conduzir o seu plano educativo de forma independente, com orientação das suas famílias e do seu orientador educativo. Eles beneficiam de experiências várias e de situações de aprendizagem ativa que conseguem ter graças a serem alunos Clonlara. Quando terminarem os seus estudos na Clonlara School, eles saberão como tomar as rédeas da sua própria educação e, no processo, eles terão aprendido como aprender. Os alunos já formados pela Clonlara foram aceites em várias faculdades e universidades de prestígio, programas técnicos e vocacionais e por uma grande variedade de empregadores. 

Poderá ver a lista de Universidades em todo o mundo que acolheram alunos da Clonlara School emhttp://www.clonlara.org/about-us/ 
   
INSCRIÇÕES E INVESTIMENTO 
Para proceder à inscrição de seus filhos, basta preencher o formulário em https://www.clonlara.pt/inscricao-programa-brasileiro/  
Recomendamos que a inscrição seja feita escolhendo o ano escolar que melhor se adeque à vida familiar (férias, país onde a família se encontra, etc). 

As condições de matrícula podem ser consultadas em https://www.clonlara.pt/inscricoes-e-requisitos/matricula/   

O Programa Brasileiro Off-Campus oferece o Academic Year (de setembro a junho) e o Calendar Year (de fevereiro a novembro). 
Os valores variam de acordo com o ano escolar escolhido: 

O valor é anual, em USDólares
O pagamento pode ser parcelado até 6 vezes, havendo um acréscimo de $10 por parcela adicional e sendo a 1ª parcela isenta de taxa.  
Pode ser realizado via PayPal, Cartão de Crédito ou Transferência Bancária.  

ASPECTOS LEGAIS (BRASIL)    
Temos famílias brasileiras em diversas partes do mundo. Algumas estão em viagem, outras mudaram para outros países; algumas das famílias que nos procuram no Brasil são Homeschoolers e outras pretendem ter uma dupla certificação, ou seja, frequentam a escola nacional e fazer Clonlara School também para mais tarde estudarem nos EUA. 
No caso das famílias brasileiras que se encontrem no Brasil, é importante frisar que o Ensino Domiciliar está em processo de regulamentação. Se a família receber uma notificação do Conselho Tutelar, é importante demonstrar que a criança está matriculada em uma escola privada americana e que tem documentos escolares. No entanto, a Clonlara School é uma escola situada nos EUA o que pode não ser visto como suficiente pelo juíz. 

Informações da Clonlara School só podem ser compartilhadas com autorização da família, segundo a U.S. Federal Family Educational Rights and Privacy Act (FERPA). 
  
COMO TRATAR DA TRANSFERÊNCIA PARA OUTRA ESCOLA   
A Clonlara é uma escola americana que não está no território brasileiro. Todos os alunos da Clonlara são alunos de uma escola particular americana.  
Assim, quando for necessário transferir para outra escola americana, a transferência ocorre normalmente dentro dos EUA.  
Quando for necessário transferir para qualquer outro país do mundo, incluindo o Brasil, os documentos do estudante necessitam estar Apostilados (pode saber mais sobre a Apostila de Haia em http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia) e é preciso tratar de uma transferência de um aluno que estudou em uma escola nos EUA.   
O processo de validação é feito através da Secretaria de Educação do seu estado. A Secretaria de Educação do Estado  de Minas Gerais, por exemplo, tem o processo explicado em www2.educacao.mg.gov.br/cidadao/lista-completa-de-servicos/service/1599-validacao-de-estudos-realizados-no-exterior-equivalencia-de-estudos  
O processo de equivalência não é da responsabilidade da Clonlara School.  

PROGRAMA ONLINE EM INGLÊS   
Para quem deseja ter acesso a uma plataforma online de aprendizagem com aulas diárias e que contempla todas as matérias, pode ter interesse no PROGRAMA ONLINE EM INGLÊS. Todo suporte e plataforma estão em língua inglesa e é apenas para estudantes a partir do 5º ano. Informações somente com os responsáveis pelo programa. Favor acessar este site e buscar os contatos em http://www.clonlara.org/online/   "

*informação: Clonlara School

No comments:

Post a Comment