BNCC comparado com o Sunshine State

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Base é um documento que busca melhorar o ensino no Brasil e, se bem implementado, pode melhorar muito o sistema educacional. Esse currículo so vai  chegar às salas de aula em 2019 ou no início de 2020. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma referência para que cada escola e não vai tirar a autonomia dos professores em sala de aula.  


Sunshine Standards ou Common Core
Os Critérios do Estado da Flórida (agora chamados Padrões do Estado da Flórida de Próxima Geração ou NGSSS) são documentos que descrevem o conhecimento ou habilidade que um aluno deve ser capaz de demonstrar até o final de cada série, desde o primeiro até o décimo segundo ano. Esses padrões cobrem oito áreas de conteúdo: Artes da Língua Inglesa, Matemática, Ciências, Estudos Sociais, Educação Física, Linguas , Belas Artes e Educação em Saúde. Os padrões são subdivididos em "benchmarks", que descrevem o conteúdo específico, o conhecimento e as habilidades que os alunos devem aprender na escola.

VAMOS COMPARAR OS DOCUMENTOS QUE VAI SER IMPLEMENTADO NO BRASIL (BNCC) COM O SUNSHINE STANDARD E COMMON CORE USADOS NOS ESTADOS UNIDOS  DESDE 2009:


BNCC: O documento que conduzirá a elaboração de currículos de escolas públicas e privadas de Norte a Sul do país. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo para as redes de ensino  públicas e privadas. A Base servirá  como referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil e  fundamental.   

ESTADOS UNIDOS: A educação é uma responsabilidade estadual e local nos Estados Unidos.  A função do  Departamento de Educação é  de coletar informações sobre escolas e ensino que ajudariam os Estados a estabelecer sistemas escolares eficazes. Desde 2010, quarenta e dois (42) dos cinquenta estados dos EUA e do Distrito de Columbia foram membros da Common Core State Standard Initiative, enquanto Oklahoma, Texas, Virgínia, Alasca, Nebraska, Indiana e Carolina do Sul não adotaram o iniciativa em nível estadual. O governo federal não desempenhou nenhum papel no desenvolvimento do Núcleo Comum. A adoção do estado dos padrões não é de forma alguma obrigatória.   Este currículo não e usado nas escolas particulares e cada estado tem o seu próprio documento. Estados com uma população mais rural tem uma realidade diferente e precisam ter uma atenção técnica especial por terem menos estrutura e recursos.

BNCC: Esse tipo de currículo traz mais transparência ao processo de ensino. O sucesso na implementação dependerá dos professores

Estados Unidos: Por haver componentes curriculares específicos, pais na Florida e outros estados têm acesso ao currículo e sabem exatamente o que o filho vai aprender  a cada etapa do ensino.  Eles contam com um documento para cobrar os resultados e avanços educacionais de seus filhos.

BNCC: Em 2017, uma determinação do Supremo Tribunal Federal decidiu que o ensino religioso nas escolas públicas pode ter o caráter confessional. As aulas podem ser ministradas de acordo com os ensinamentos de uma religião específica, porém, continua a ter o caráter facultativo.

Estados Unidos: Escolas publicas não ensinam religião. Cada aluno tem sua crença e devemos respeitar todas as religiões. Como os educadores vão lidar com essa questão?

BNCC: As avaliações nacionais, como a Prova Brasil/Saeb e o Enem também serão alinhados de acordo com o documento.  

Estados Unidos: O desempenho de cada aluno  é  avaliado nos testes anuais de Leitura, Escrita, Matemática e Ciências (FCAT.)   Os exames de fim de cada curso (economia, 
biologia, civismo, história americana, álgebra e geometria)  medem o progresso dos alunos nestas áreas de estudo.   A única maneira de verificar se o sistema educacional e eficaz é implementando testes anuais que cobrem o material ensinado. Os estudates do ensino domiciliar tem acesso ao teste anual da escola publica ou teste anual usado pelas escolas privadas. Eles tambem têm acesso aos exames de economia, biologia, civismo, história americana, álgebra e geometria.

No comments:

Post a Comment