Base é um documento que busca melhorar o ensino no Brasil e, se bem implementado,
pode melhorar muito o sistema educacional. Esse currículo so vai chegar às
salas de aula em 2019 ou no início de 2020. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma referência para que cada escola e não vai tirar a autonomia dos
professores em sala de aula.
Sunshine Standards ou Common Core
Os Critérios do Estado da Flórida (agora
chamados Padrões do Estado da Flórida de Próxima Geração ou NGSSS) são
documentos que descrevem o conhecimento ou habilidade que um aluno deve
ser capaz de demonstrar até o final de cada série, desde o primeiro até o décimo
segundo ano. Esses padrões cobrem oito áreas de conteúdo: Artes da Língua Inglesa,
Matemática, Ciências, Estudos Sociais, Educação Física, Linguas , Belas
Artes e Educação em Saúde. Os padrões são subdivididos em
"benchmarks", que descrevem o conteúdo específico, o conhecimento e
as habilidades que os alunos devem aprender na escola.
VAMOS COMPARAR OS DOCUMENTOS QUE VAI SER IMPLEMENTADO NO BRASIL (BNCC) COM O SUNSHINE STANDARD E COMMON CORE USADOS NOS ESTADOS UNIDOS DESDE 2009:
BNCC: O documento que conduzirá a elaboração de currículos de escolas públicas
e privadas de Norte a Sul do país. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento
normativo para as redes de ensino públicas e
privadas. A Base servirá como referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e
propostas pedagógicas para o ensino infantil e fundamental.
ESTADOS UNIDOS: A educação é uma responsabilidade estadual e
local nos Estados Unidos. A função do Departamento de Educação é de coletar informações sobre escolas e ensino
que ajudariam os Estados a estabelecer sistemas escolares eficazes. Desde 2010, quarenta e
dois (42) dos cinquenta estados dos EUA e do Distrito de Columbia foram membros
da Common Core State Standard Initiative, enquanto Oklahoma, Texas, Virgínia,
Alasca, Nebraska, Indiana e Carolina do Sul não adotaram o iniciativa em nível
estadual. O governo federal não desempenhou nenhum papel no desenvolvimento do
Núcleo Comum. A adoção do estado dos padrões não é de forma alguma obrigatória. Este currículo não e usado nas escolas particulares e cada estado tem o
seu próprio documento. Estados com uma população mais rural tem uma realidade diferente e precisam ter uma atenção
técnica especial por terem menos estrutura e recursos.
BNCC: Esse tipo de currículo traz mais transparência ao processo de ensino.
O sucesso na implementação dependerá dos professores
Estados Unidos: Por haver componentes curriculares específicos, pais na
Florida e outros estados têm acesso ao currículo e sabem exatamente o que o filho vai aprender a cada etapa do ensino. Eles contam com
um documento para cobrar os resultados e avanços educacionais de seus filhos.
BNCC: Em 2017, uma determinação do Supremo Tribunal Federal decidiu que o ensino religioso nas escolas públicas pode ter o caráter confessional. As aulas podem ser ministradas de acordo com os ensinamentos de uma religião específica, porém, continua a ter o caráter facultativo.
Estados Unidos: Escolas publicas não ensinam religião. Cada aluno tem sua crença e devemos respeitar todas as religiões. Como os educadores vão lidar com essa questão?
Estados Unidos: Escolas publicas não ensinam religião. Cada aluno tem sua crença e devemos respeitar todas as religiões. Como os educadores vão lidar com essa questão?
BNCC: As avaliações nacionais, como a Prova Brasil/Saeb e o Enem também serão
alinhados de acordo com o documento.
Estados Unidos: O desempenho de cada aluno é avaliado nos testes anuais de Leitura, Escrita, Matemática e Ciências (FCAT.) Os exames de fim de cada curso (economia, biologia, civismo, história americana, álgebra e geometria) medem o progresso dos alunos nestas áreas de estudo. A única maneira de verificar se o sistema educacional e eficaz é implementando testes anuais que cobrem o material ensinado. Os estudates do ensino domiciliar tem acesso ao teste anual da escola publica ou teste anual usado pelas escolas privadas. Eles tambem têm acesso aos exames de economia, biologia, civismo, história americana, álgebra e geometria.
Estados Unidos: O desempenho de cada aluno é avaliado nos testes anuais de Leitura, Escrita, Matemática e Ciências (FCAT.) Os exames de fim de cada curso (economia, biologia, civismo, história americana, álgebra e geometria) medem o progresso dos alunos nestas áreas de estudo. A única maneira de verificar se o sistema educacional e eficaz é implementando testes anuais que cobrem o material ensinado. Os estudates do ensino domiciliar tem acesso ao teste anual da escola publica ou teste anual usado pelas escolas privadas. Eles tambem têm acesso aos exames de economia, biologia, civismo, história americana, álgebra e geometria.
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