Gestão nas Escolas dos Estados Unidos da América

Nos Estados Unidos os professores das escolas públicas recebem pagamento de bonificação por cumprir certas metas. Uma das metas é ligada à eficiência mediante as avaliações padronizadas anuais. Os resultados deste teste mostram análise comparada, em nível nacional, entre alunos do mesmo nível. Cada escola pública na Flórida é avaliada por meio de vários fatores, dentre eles, a avaliação anual dos alunos.

Como as escolas são avaliadas?
O sistema de classificação da Flórida avalia o grau de eficácia dos alunos das escolas públicas baseado no resultado dos testes padronizados anuais e outras metas.
Os resultados dos testes mostram como os alunos são comparados nacionalmente a outros alunos do mesmo nível.
 Escolas com alunos da sétima série até a décima segunda série são avaliadas da seguinte maneira:
      
       1.     Resultado do teste anual
       2.    O número de alunos que se formam
       3.    O número de alunos que entram em uma faculdade 
       4.     Participação dos alunos do nível médio em cursos de nível universitário 

À escola é atribuída uma nota baseada nos itens acima (A sendo a melhor e F que significa que a escola foi reprovada.) As escolas são recompensadas conforme a nota que recebem. Os professores também recebem bônus baseado nos resultados da avaliação anual dos seus alunos.

vantagens e desvantagens nesse modelo de gestão, que se assemelha à gestão empresarial. A vantagem é que os professores ao serem avaliados são recompensados de forma financeira e nesse sentido gera competividade.
Esse modelo possibilita, provavelmente, uma busca mais eficaz dos professores, em cumprir metas.
Apesar do bônus ser variável e o cálculo ser baseado em critérios múltiplos, os resultados do FCAT (teste anual) faz parte deste cálculo e incentiva os professores a melhorar as notas dos alunos. Infelizmente alguns professores simulam os testes até o estudante alcançar a nota desejada nos testes simulados. Não há, portanto, garantia que esses resultados serão os mesmos que no teste criado pelo estado. Quando o meu filho estava no terceiro ano, eles começaram a aprender produção de texto. O que era esperado de um aluno de 8 anos estava, em minha opinião, além do que poderia ser alcançado em menos de um ano. Para minha surpresa, depois de muita prática, o o nível das produções de texto melhorou tremendamente.

Além de concentrar nas matérias principais como Inglês e Matemática, no terceiro ano os alunos fazem um teste de redação e de ciência no quarto ano. No ensino médio, os mesmos fazem testes de Biologia, Álgebra, História dos Estados Unidos, e Educação Cívica. Nesse modelo, o foco de ensino em sala de aula está vinculado ao conteúdo da prova anual.
Essa preocupação com os resultados nos testes tem consequência direta sobre o ensino. Abaixo eu aponto algumas desvantagens em relação a esses testes:
1.      O professor foca somente no teste daquele ano letivo e não coloca ênfase nas matérias na qual os alunos já foram testados. O ensino tem que ter uma continuidade ano após ano e isso que foi minha prioridade no ensino domiciliar.
2.      O professor da maior atenção aos alunos que tem maior defasagem de aprendizagem
e os alunos com facilidade na matéria não progridem, pela falta de estímulos e desafios.  
Este sistema foi implementado no Brasil, porém nem todos os professores se adaptaram, pelo fato de gerar competividade e poucos trabalhos em equipe.
Eles se sentiam pressionados com a cobrança de obter resultado positivo nos exames. Essa necessidade de prestar contas num sistema de avaliação não é novidade nos Estados Unidos. Os professores das escolas públicas americanas não só competem entre eles, mas com outras escolas.  

O motivo que este sistema funciona nos Estados Unidos é porque temos outras modalidades de ensino, como o Charter School, Magnet School ou Ensino domiciliar. Essas escolas competem pelos alunos.  
 (Detalhes sobre o sistema educational nos Estados Unidos  veja link)

 As escolas públicas têm o incentivo, assim como a gestão empresarial, de competição e a necessidade de alcançar certos níveis de desempenho nos exames não só pelo bônus anual aos educadores, mas também para que os alunos não escolham outras opções de ensino, diminuindo assim os fundos da escola.
Essa característica intrínseca da gestão empresarial contemporânea aplicada à educação funciona nos Estados Unidos devido a competição entre módulos de ensino. Essa forma de expor os resultados de escolas e de professores em ranqueamentos, responsabilizando as escolas e os professores pelos resultados, funciona bem nas escolas públicas americanas e de uma forma geral coloca um pouco de controle sobre o trabalho docente.


“Accountability is the secret behind any great business”

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