Como funciona a universidade americana?


Nos Estados Unidos, os alunos têm que estudar matérias gerais nos dois primeiro anos da universidade. Independente do curso escolhido, os dois primeiros anos são similares para todos os estudantes.
Algumas exceções: aulas de Matemática e Ciências para um estudante de Engenharia são mais avançadas do que  para um estudante de Marketing. Embora a figura 2 mostre que o estudante tem que cursar seis créditos de Matemática (duas classes de três créditos cada), a única aula que conta para um estudante de Engenharia é cálculo com Física. Qualquer outra aula de Matemática (algebra, geometria ou trigonometria) seria uma classe  de remediação  (remedial class) e não contaria no total de créditos necessário para se formar.

O que é crédito e quantos créditos são necessarios para se formar?

1.       A maioria das aulas tem  3 créditos. Laboratórios=1 a 2 créditos; aulas dos últimos anos da falculdade podem ter 4 créditos.
2.       Uma aula de 3 créditos= 3 horas de aula por semana.
3.       Período integral na faculdade significa 12 créditos (4 aulas).
4.       Estudantes fazem entre 12 a 18 créditos por semestre.
5.       O estudante precisa ter entre 120 a 126 créditos para se formar (sendo 60 créditos de aulas gerais).
6.       Não é obrigatório ser estudante em período integral. Exceções: estudantes estrangeiros ou estudantes com bolsas de estudo.
7.       Quantos anos demora para se formar? Depende de quantas aulas o estudante completar por semestre. Se ele precisar de 124 créditos e completar 15 créditos por semestre, ele se forma em quatro anos.

Muitos estudantes americanos entram na universidade sem saber que curso fazer ou que carreira seguir. Isso não os impede de entrar e começar as aulas fundamentais. No fim do segundo ano, o estudante terá que tomar a decisão.  

Que aulas fazer nos primeiros anos?  A todo estudante é atribuído um conselheiro para orientá-lo
          O estudante escolhe duas aulas (6 créditos) de cada categoria obrigatória.
  Por exemplo, no primeiro semestre (janeiro a maio ou agosto a dezembro), o aluno pode cursar:
  •  Escolher uma matéria na área da Comunicação Escrita: ENC1101 - Composição I (figura 1) curso obrigatório - 3 créditos
  •   Escolha uma matéria na área da Matemática (o nível depende do resultado do teste PERT) (figura 2) - 3 créditos.
  • Escolher uma matéria na área da Ciência e do Mundo Natural (figura 3) - 3 créditos 
Se o estudante estiver no campo de Ciência escolhe aulas for Science major, se não, non-Science.
  •   Escolher uma matéria na área de Sociedade e Comportamento Humano: História dos Estados Unidos, Introdução à Antropologia, Princípios Macroeconômicos, Governo dos Estados Unidos, Introdução à Psicologia, Perspectiva Sociológica, Princípios da Microeconomia, Questões Econômicas Contemporâneas, Deficiência e Sociedade, Introdução à Linguagem, Mudança Ambiental na Sociedade, Problemas Sociais ou Projetando a Cidade - 3 créditos.

         As aulas escolhidas somam 12 créditos, mas se o aluno decidir fazer mais algumas          aulas  pode escolher aulas da figura 5 e 6.
  •         Escolher uma matéria na área da Ciência Global: Cultura e Sociedade, Cidadão Educado no Contexto Global, Geografia Mundial, Introdução à Política Mundial, Introdução ao Caribe e Estudos Latino-americanos, Perspectiva Global sobre a Linguagem, Sociedade Global, Perspectiva Global dos Serviços Sociais ou História da Civilização 1 e 2. (figura 5) - 3 créditos.
  •          Escolher uma matéria na área da Humanidades: Apreciação da Arte, Apreciação da Música, Introdução à Filosofia, Apreciação Teatral, Cultura e Arquitetura, Apreciação da Dança, Apreciação Cinematográfica, Introdução à Literatura Mundial, Interpretação da Ficção, Interpretação da Poesia, Interpretação do Drama ou Interpretação da não-Ficção Criativa.  (figura 6)  -3 créditos
 Créditos= 18 




No segundo semestre o estudante escolhe as matérias novamente.
  •       Escolher mais uma matéria relacionada a Comunicação Escrita (figura 1)
  •       Uma aula de Matemática (figura 2)
  •        Uma aula de Ciências  (figura 3)
  •        Uma aula na  área da Sociedade e Comportamento Humano (figura 4)
  •       Uma classe da  área de Ciências Global (figura5)
  •        Uma classe da  área de Humanidade  (figura 6)
No final do segundo semestre o aluno tera 36 créditos.  O estudante tem que escolher quatro matérias que exigem a produção de redações baseada naquela matéria (WAC= Writing Across the Curriculum).  
Uma vez que o estudante prencher os pré-requisitos das figuras 1  a  6, o aluno poderá começar as aulas no seu Major.

NOTAS
Como no Brasil, as notas funcionam como A, B, C, D e F
A = 90 a 100  
B = 80 a 89
C = 70 a 79  
D = 60 a 69
F = 0 a 59
Essa tabela não é uma regra geral. Alguns professores universitários só dão nota “A”  para estudantes com o mínimo de 94.

O que é o GPA?
O GPA (Grade Point Average) é a média das notas finais. Um estudante com “A” em todas as matérias terá 4.0 de GPA. O máximo GPA para um estudante universitário é 4.0.

·         Estudantes do ensino médio podem ter um GPA mais alto. O motivo é que matérias feitas na faculdade valem mais, AP classes (matérias feitas no ensino médio, mas a nível universitário) valem mais, honors classes valem mais.


A média de 3.46 é considerada um bom GPA? Depende de vários fatores.

1.       Se o estudante estiver planejando entrar em uma faculdade de Medicina, a resposta é "não". As faculdades de Medicina requerem no mínimo  um GPA de 3.7 a 3.8 GPA. Muitas da Ivy League exigem 3.9.


2.       Se o estudante de Engenharia se formou com 3.46 e quer trabalhar, a resposta é "sim". Esse GPA é  bom o suficiente para um engenheiro conseguir um bom emprego. Nos Estados Unidos muitos empregadores oferecem um salário de acordo com o GPA. Na Motorola, um engenheiro que entrou na companhia com o GPA de 3.0 ganha menos do que um engenheiro com um GPA de 3.5. Com um GPA menor que 3.2 ficaria difícil encontrar um emprego.

3.       Se o estudante de Engenharia quer continuar os estudos e entrar em uma universidade para fazer o doutorado, a resposta é "não". O GPA de 3.46 não seria um GPA ideal para a maioria das universidades.
Esses exemplos dão uma ideia do que significa o GPA. 

No comments:

Post a Comment