Sistema educacional nos Estados Unidos





O sistema educacional americano é reconhecido mundialmente pela sua qualidade. De acordo com a pesquisa feita pelo Times Higher Education World University Rankings 2019,  que inclui mais de mil universidades, os Estados Unidos aparecem nas primeiras colocações.




Vamos entender o sistema escolar dos Estados Unidos: 


Kindergarten: equivalente ao jardim de infância para crianças entre 5 e 6 anos de idade.


Elementary school: equivalente ao ensino fundamental I. Esse módulo abrange do 1º ano até o 5º ano (em alguns Estados inclui o 6º ano), ou seja, crianças entre 6 aos 12 anos de idade pertencem a essa fase. 







Uma das características bem notórias do sistema educacional nos Estados Unidos é que os alunos podem escolher matérias dos seus interesses e poucas disciplinas são obrigatórias. Comparando com o ensino médio do Brasil, que tem a duração de três anos, o  período de high school dura quatro anos.
Embora o número de escolas de ensino médio no Brasil com tempo integral tenha crescido nos últimos dois anos, o sistema educacional nos Estados Unidos sempre funcionou de modo integral.   

Horário da elementary school : das 8  às 14h (pode variar conforme a escola)
Horário da high school: das 8 às 15h

Algumas  magnet schools só abrem  quatro vezes por semana e o horário escolar é mais longo.  

O ano letivo começa em agosto e termina no começo de junho. 



Os estudantes têm várias opções de modalidades escolares: escola pública, charter school, escola particular, magnet school e ensino domiciliar (homeschool). 



Escola Pública

As escolas públicas devem aceitar todas as crianças residentes em seu distrito.  Os fundos vêm dos governos local, estadual e federal.  As escolas públicas têm que seguir as diretrizes do Estado. 

As escolas na Flórida usam um sistema de classificação (veja linkpara verificar o desempenho das escolas e estudantes  em comparação com outras instituições escolares em nível nacional. Escolas com estudantes do ensino fundamental até o ensino médio são testadas anualmente.  O intuito é encorajar as escolas e os professores a ver os alunos como o seu foco principal. Este método é bom para os pais decidirem se determinada escola é uma boa alternativa para os seus filhos.

A escola pública não é a única modalidade de ensino na Florida. As escolas charter, particulares, magnet e o ensino doméstico são alternativas excelentes. 

As escolas particulares permitem que estudantes do ensino doméstico participem de aulas, esportes e atividades culturais. As escolas públicas permitem alunos dessa modalidade de ensino a participar de esportes.

Todas as alternativas de modalidade de ensino oferecem uma experiência cultural diversificada.
  

Charter school

Embora as escolas charter sejam financiadas publicamente, elas são instituições particulares com subsídio público e acesso gratuito. Há mais de 6 mil escolas desse modelo em 42 Estados americanos.

 As charter schools são fundadas por professores, universidades, pais, ou organizações sem fins lucrativos e têm liberdade em relação a algumas das regulamentações impostas às escolas públicas, mas têm que cumprir as promessas feitas em relação às áreas de concentração de ensino e demonstrar desempenho nas áreas de realização acadêmica.


Os projetos pedagógicos alternativos podem ser em Engenharia, Matemática, Artes ou Ciências. Elas devem demonstrar desempenho não só nas áreas de realização acadêmica, mas também nas suas finanças e estabilidade organizacional.

Se a escola charter não cumprir certos níveis de desempenho nos exames e não tiver finanças estáveis, ela pode ser fechada.  
As leis das escolas charter são mais flexíveis, permitem maior liberdade para as instituições de ensino, gerando um ensino superior a escola pública tradicional.  


Escola particular

Como no Brasil, a escola particular é uma boa opção para os estudantes, mas o ensino não é necessariamente superior ao das escolas públicas. 

 Essas escolas não são obrigadas a aceitar todos os candidatos e a seleção envolve vários testes e entrevistas. 

Magnet school

O site norte-americano  US News divulga anualmente o ranking das melhores escolas de ensino médio dos Estados Unidos.   21 mil escolas foram analisadas e a magnet school  School for the Talented and Gifted, no Texas, ficou em primeiro lugar.  

 Esse tipo de escola, ao contrário das demais instituições da rede pública, tem permissão para selecionar seus alunos com um processo seletivo, que inclui os seguintes fatores:
1.       Média de notas no histórico escolar do 7º e do 8º ano;
2.       Distinções recebidas pelo aluno desde o 6º ano;
3.       Projetos elaborados pelo candidato mostrando um potencial de criatividade;
4.       Notas de testes padronizados aplicados anualmente.

Nessas escolas, 100% dos estudantes são aceitos em universidades americanas com bolsas de estudo parciais.

Esse tipo de escola não tem a obrigação legal de manter cotas raciais, mas sempre há diversidade no corpo docente. A qualidade dos professores é uma das vantagens desse tipo de escola, pois a maioria possui o mestrado ou doutorado. Em alguns casos, fundações privadas financiam as escolas, dando incentivo aos melhores professores.

Os programas magnet oferecem um currículo especializado  como Comunicações, Matemática, Artes e Ciências ,Ciências, Engenharia, assuntos internacionais ou negócios.

Qual e a diferenca entre magnet school e charter school?

As magnet schools seguem as regras do conselho escolar local, assim como as escolas
públicas. 

 As charter schools têm liberdade em relação a algumas das regulamentações impostas
às escolas públicas.
.










Lei de Diretrizes da Educação Nacional


Quando eu leio os artigos da Lei de Diretrizes da Educação Nacional do Brasil que dizem, “respeito à liberdade e apreço à  tolerância” e “liberdade de aprender”,  penso na liberdade que temos nos Estados Unidos e em 63 outros países de escolher a modalidade escolar mais eficaz para nossos filhos.

O sistema de classificação tem como objetivo verificar o nível de aprendizado dos alunos nas escolas. Os dados obtidos pelo governo americano foram analisados e foi concluído que o modelo de ensino exibia deficiências.  Programas como o ensino domiciliar, magnet school e charter school foram desenvolvidos para trazer soluções ao problema de educação nos Estados Unidos. Esse elemento de competição nas escolas traz novas ideias e eleva o nível da educação no país.        

“We should all have the liberty to take control of our children’s education”

2 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. I have heard good things about LLATH from other homeschool parents that have used it. I am always looking for a good reading program for my children because they struggle with their love of reading. They are 11 and just want to play all the time. I am hoping for something that will continue to guide them and develop a love of reading and comprehension.

    ReplyDelete